12.4.17

Da Internet para o semanário mais lido do Porto

É oficial. Sou o novo cronista/colunista do Jornal TVS. É um sonho tornado realidade. Não se preocupem, continuarei a publicar crónicas neste blog. Contudo, também poderão lê-las no semanário mais lido do distrito do Porto. Darei mais detalhes em breve. Até lá, leiam a minha apresentação à coluna Mundo Pra Onde Vais (mantive o nome do blog) no TVS.


Obrigado a todos os que têm acompanhado o blog (e até mesmo o canal de YouTube e os espectáculos de stand-up comedy onde tudo começou). Continuem a divulgar o blog. Sigam o blog, leiam, comentem e partilhem como nunca. Com jeitinho, no próximo ano, este será O Blog Do Ano. Tenciono levar à gala de prémios quem me apoia, conhecer os jurados e vencer. Este ano não pode ser, eu só tenho 17 aninhos. Mas o apoio tem sido incrível. Inclusive, vários humoristas conhecidos têm-me seguido nas redes sociais. Também há boas notícias para quem não gosta deste blog. Agora podem libertar a vossa raiva fisicamente. Basta comprar um exemplar do jornal com a minha crónica e rasgá-lo até à exaustão. Hmm, tão bom...

Saudações leitores, o meu nome é Marco Lopes e sou o novo cronista/colunista do jornal TVS. Aposto que estão a pensar o seguinte: "Eih, o quê? Um gaiato de 17 anos? Oh diacho! É desta que vamos parar de ler jornais." Sinceramente, discordo. Diz um estudo que a miudagem de 17 anos escreve melhor. Quem realizou este estudo? Fui eu. E só demorei dez segundos, que é para verem a perspicácia deste miúdo. Ainda assim, vou apresentar-me devidamente. O meu nome é Marco Lopes. "Outra vez?! Maldito catraio". Tenho 17 anos, resido em Lousada - uma bela terra -, e sou da opinião que o F.C.Porto é o melhor clube do mundo. "Eh pá, bem-vindo ao jornal. Grande moço"! É verdade, tenho cerca de 1,80m (não se preocupem, consigo entrar num carro sem problemas). No entanto, só serei verdadeiramente feliz quando alcançar 1,90m. Provavelmente, o caixão sairá mais caro, mas creio que nessa altura não estarei em condições de o pagar.

A comédia nasceu comigo. Ou eu com ela, ainda não sei bem. O que interessa é que os médicos se riram assim que olharam para a minha cara. Comecei a actuar em espectáculos de stand-up comedy desde muito cedo. Depois comecei a fazer podcast, sketches e rubricas de humor no YouTube, e recentemente criei o blog Mundo P'ra Onde Vais (mundopraondevais.blogspot.pt) que rapidamente entrou no Top 10 Humor-Portugal. Neste majestoso, brilhante, arrebatador, estupendo jornal continuarei o trabalho que tenho realizado ao longo destes anos (sim, isto é dar graxa. Não, não recorri ao dicionário). Esmiuçar a sociedade com um olhar irónico. Será um prazer enorme escrever para os leitores das Terras do Vale de Sousa. Nem o Bill Watterson começou tão cedo. Aliás, sempre tive o sonho de ter uma coluna no jornal, estilo Ricardo Araújo Pereira (a minha maior referência no humor) e Gregório Duvivier, contudo nunca pensei que começasse tão cedo.

Penso que não seja necessário enunciar a importância do humor. Já dei demasiadas palestras sobre a sua origem, importância, influência e limites (que não existem. Parem lá com isso. Colocar a bandeira de França na fotos de perfil, mas não respeitar os ideias do Charlie Hebdo é estúpido. Deixem os muros para o Trump. A liberdade deixem-na em paz). Ainda assim, vou citar Eça de Queirós: "Vamos rir, pois. O riso é uma filosofia. Muitas vezes, o riso é uma salvação. E em política constitucional, pelo menos, o riso é uma opinião". E é isso que eu farei. Expor opiniões com o objectivo de provocar o riso. Espero que gostem. É bom que gostem. A minha avó tem uma enxada em casa.

Estou brincar, ela tem quatro. E já para não falar que nós no Porto não hesitamos em usar a enxada. Perguntem ao nosso último vizinho. Não garanto é que ele vá responder, a gente partiu-lhe a boca toda. Mas também, ninguém o mandou ouvir Kizomba nas alturas.

E pronto, agora já sabem quem eu sou. Ainda não? Deixem lá. Uns dizem que eu sou um génio, outros dizem que eu sou só parvo. Eu cá acredito na segunda hipótese, mas nunca fiando...

P.S: Não escrevo com o novo acordo ortográfico. Já expliquei várias vezes o quão idiota ele é, e poderei eventualmente explicar numa crónica no jornal. Até breve!


Mais uma vez, obrigado! Incluindo a um dos maiores guionistas do país, João Quadros, que elogiou este meu blog assim que leu a minha primeira crónica.  Continuem a acompanhar e divulgar o blog. O foco das minhas crónicas é o blog. O jornal é um grande passo que me permitirá sobretudo alcançar mais pessoas. Domingo, 18:30h, voltamos a encontrar-nos. Até lá!

ESTA CRÓNICA ESTÁ TAMBÉM DISPONÍVEL NO JORNAL TVS (O SEMANÁRIO MAIS LIDO DO DISTRITO DO PORTO). VISITEM O SITE DO TVS E NÃO SE ESQUEÇAM DE DEIXAR UM "GOSTO" NA PÁGINA OFICIAL DO JORNAL.


PARTILHEM NAS REDES SOCIAIS. É FÁCIL, RÁPIDO, GRATUITO E EU AGRADEÇO IMENSO.
COMENTEM EM BAIXO A VOSSA OPINIÃO.

NO TELEMÓVEL:
ADICIONEM UM "G+1" E SIGAM NO GOOGLE +.

NO COMPUTADOR (VERSÃO WEB):
SIGAM O BLOG, EM  "SEGUE O BLOG (É DE GRAÇA)", À VOSSA DIREITA;
SIGAM NAS REDES SOCIAIS APRESENTADAS À VOSSA DIREITA (FACEBOOKYOUTUBETWITTERINSTAGRAMGOOGLE +BLOGS PORTUGAL).

OS COMENTÁRIOS SÓ SÃO VISÍVEIS NO TELEMÓVEL.

NO COMPUTADOR PODEM DESFRUTAR DE MÚSICA DE FUNDO, UM MELHOR VISUAL E DETALHE, E É POSSÍVEL VISUALIZAR O NÚMERO DE VISUALIZAÇÕES/RANKING NACIONAL DO BLOG.