9.4.17

Canelas, brevemente nos cinemas

Caro leitor, com certeza já ouviu falar do encontro polémico entre o Sport Rio Tinto e o Canelas 2010. Foram três belos minutos de futebol. "Ai quem me dera a mim" que os noventa minutos de aulas passassem assim tão depressa... Como tal, penso que o mundo deveria tirar bom proveito deste acontecimento. Não pode ser só o INEM a acarretar com o trabalho todo. A minha proposta consiste na realização de uma obra cinematográfica baseada neste acontecimento mirabolante.


Como se viu no filme Silêncio, o Martin Scorsese tem revelado um especial interesse pela história do nosso país. Imaginem então o que seria um filme chamado Barulho. Aliás, os grandes feitos do realizador são biografias arrebatadoras do mundo do crime. Se o Scorsese fizesse um filme baseado no universo do futebol português, aposto que a Academia entregar-lhe-ia pessoalmente todos os Oscars. Ao invés de Tudo Bons Rapazes, a história de três gangsters de Nova Iorque, teríamos Tudo Maus Rapazes, a história de onze arruaceiros residentes na freguesia de Canelas em Vila Nova de Gaia. Contudo, nesta versão do filme não poderia haver narrador, uma vez que o jogador do Canelas Futebol Clube, Marco Orelhas, não se lembra da agressão cometida. É pena, mas ainda assim, tanto o Robert De Niro como o Ray Liotta são uns menino ao pé do Marco.

Proponho ainda, caso o filme seja bem sucedido, que o Scorsese se inspire no Lobo De Wall Street, a história de Jordan Belfort, um corretor corrupto, e crie aquele que poderá ser o melhor filme de todos os tempos: O Guaxinim Do Marquês, a história de José Sócrates, um tuga fraudulento. Enfim, Portugal é sem dúvida o palco ideal para o bom cinema americano. Até na comédia nós partimos tudo. Literalmente, o pessoal do hotel espanhol em Torremolinos que o diga. Haverá algo mais divertido que atirar colchões pela janela e televisores para dentro de uma banheira? Quem nunca quis ver um jogo do Canelas enquanto lavava as miudezas no banho que atire a primeira pedra. Em vez de Projecto X - Fora de Controlo, dos criadores de A Ressaca, apostem em Hotel X - Dentro Dos Possíveis, dos criadores de A Bêbada.

Voltando ao Canelas. Se o Scorsese não alinhar, não há problema. Tenho reparado que apesar dos jogadores do Canelas serem dotados de uma tremenda brutalidade dentro de campo, em frente às câmaras eles são mais fofos e amigáveis que todos os personagens da Disney reunidos. O capitão da equipa é sempre amável quando fala, e não nos esqueçamos que o Marco, após a joelhada, pediu desculpa ao árbitro e à sua família. É possível até criar uma bela fábula em volta desta situação. Macaco já temos. Agora basta juntar os dragões, leões, águias (ou avestruzes), etc.

Por fim, também seria interessante realizar o filme protagonizando o árbitro. Sim, porque nesta história o árbitro é um herói. Espero bem que a Marvel o contrate para o próximo filme d'Os Vingadores. Além disso, o árbitro passou pelo mesmo que o Rocky aquando o combate contra Ivan Drago em Rocky IV. A mulher bem que o tentou deter, avisando-o do perigo de morte a que se estava a sujeitar. Mas nada impediu o nosso herói de arbitrar o estonteante Rio Tinto-Canelas.

PARTILHEM NAS REDES SOCIAIS. É FÁCIL, RÁPIDO, GRATUITO E EU AGRADEÇO IMENSO.
COMENTEM EM BAIXO A VOSSA OPINIÃO.

NO TELEMÓVEL:
ADICIONEM UM "G+1" E SIGAM NO GOOGLE +.

NO COMPUTADOR (VERSÃO WEB):
SIGAM O BLOG, EM  "SEGUE O BLOG (É DE GRAÇA)", À VOSSA DIREITA;
SIGAM NAS REDES SOCIAIS APRESENTADAS À VOSSA DIREITA (FACEBOOKYOUTUBETWITTERINSTAGRAMGOOGLE +BLOGS PORTUGAL).

OS COMENTÁRIOS SÓ SÃO VISÍVEIS NO TELEMÓVEL.

NO COMPUTADOR PODEM DESFRUTAR DE MÚSICA DE FUNDO, UM MELHOR VISUAL E DETALHE, E É POSSÍVEL VISUALIZAR O NÚMERO DE VISUALIZAÇÕES/RANKING NACIONAL DO BLOG.