8.11.17

O Outro Lado: a verdade por detrás das séries televisivas

Desde a Síndrome Dora, A Exploradora, passando pela estupidez do Apanha Se Puderes, a imortalidade das telenovelas, a ilusão dos Morangos Com Açúcar e a má conduta do CSI, até à má educação do Flash, do Arrow e do Homem-Aranha. Hoje vamos desvendar o lado oculto da programação televisiva. Bem-vindos ao Outro Lado.



O leitor sofre de Síndrome Dora, A Exploradora? Não? Os seus amigos não estão constantemente a gritar-lhe "Ali! Ali, pá!" e com vontade de lhe arrancar os olhos da cara e esfregá-los no sítio para onde estavam a apontar? Ainda bem. É que há séries que influenciam de tal maneira as pessoas que elas agem conforme os personagens. Algumas delas até irritam. Eu bem tento perceber como é que a minha mãe ainda consegue ver telenovelas. 400 episódios? Para apanhar uma vilã que a única coisa de mal que faz é colocar piripiri na língua de quem diz palavrões? Sempre a retratar os mesmos assuntos merdosos, com as mesmas personagens, nos mesmos locais? Quase tão irritante como o Apanha Se Puderes onde a apresentadora grita "Certa!" e lá vai a concorrente maluca cheia de pressa para buscar uma trotinete. Porra, tens dois minutos e vais buscar uma trotinete? Estamos em 2017, para que é que tu queres a porcaria duma trotinete?

E o secundário? Não é como a série Morangos Com Açúcar nos prometeu. Raramente há um momento musical nos intervalos e eu nunca apanhei ninguém a cometer adultério na casa de banho. O adultério é das coisas mais bonitas duma relação e melhor ainda no conforto de uma casa de banho.

E as séries policiais actuais? A juventude está a ser leccionada incorrectamente. O CSI não se insere na categoria Policial, quanto muito pertence à categoria Chalupas. Os personagens não disparam sobre os maus da fita. Os personagens sacam dos seus cotonetes à procura de ADN. Antes de mais, devo dizer que o ADN é o maior chibo de sempre. Nem na primária a gente se chibava desta maneira aos professores. E é triste que um fã de CSI ao ser invadido por ladrões em casa vá buscar cotonetes para se defender. Não, pá! Vai buscar um pau!

E os super-heróis? São a pior parte. O Flash é... Nojento. Isto de sair a correr armado em parvo e largar uma enorme quantidade de papéis pelo caminho é uma falta de juízo. Às vezes larga a namorada só para "combater o crime". - Como se fosse preciso estar sempre a combater o crime. Meu, deixa alguma coisa para a polícia. Guloso! - E já não bastava deixar uma mulher lindíssima plantada, ainda suja a casa com papéis, e a coitada que os apanhe. Se fosse com a minha mãe, ou ele mudava de atitude ou o relacionamento não duraria mais que uma temporada.

E depois claro, nas listas da escola eles oferecem papéis à malta sobre o plano eleitoral e onde é que os estudantes colocam os papéis? Exacto, no chão. Mesmo à Flash. Mesmo à burro. Seria interessante fazerem um spin-off (outra série) sobre os personagens que têm de apanhar os papéis que o velocista escarlate larga ao longo do asfalto. Basicamente, seria uma série que consistiria na namorada dele, em posição de quatro, a apanhar papéis. Só fica a dúvida quanto ao canal em que série seria transmitida. Neftlix ou Brazzers? HBO ou Pornhub?

E se a série for bem sucedida, peguem nesta minha ideia e apliquem-na noutros super-heróis. As setas do Arqueiro Verde não se apanham sozinhas. E são um perigo, pois os moços podem apanhar uma do chão e não sabem com o que estão a brincar. Está a mãe do Manuel descansadinha a ver o filho a brincar no parque, quando de repente a seta explode no bucho do puto. Ali, mesmo nas ventas. Pronto, lá se foi o Manuel. E quem é que apanha as teias que o sacana do Homem-Aranha lança sobre os arranha-céus nova-iorquinos? Ele não é de certeza! O aranhiço está demasiado ocupado a bater num cientista de meia-idade qualquer. Badalhoco...